A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO

Como diria o famoso arquiteto Oscar Niemayer “Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto”

A iluminação é um elemento fundamental no design de interiores de uma casa. Além de influenciar diretamente no conforto e na funcionalidade de cada ambiente, a iluminação pode criar diferentes atmosferas e até mesmo afetar o humor e o bem-estar dos moradores.

E há muitos mitos por trás da iluminação, para entender um pouco melhor, vamos voltar ao passado?

Antes dos anos 2000, o que conhecíamos basicamente de iluminação era: Lâmpada incandescente e lâmpada fluorescente, a primeira geralmente utilizada em quartos, salas e banheiros e a segunda em cozinhas e área de serviço. De uma forma bem simples, era assim que funcionava.

A lâmpada incandescente não tinha uma qualidade muito boa, e acabou ficando com a fama de ser “escura” para se utilizar na cozinha por exemplo, e de fato era! Além do mais ela esquentava muito! Muitos não gostavam nem dela nos quartos e sala e acabavam usando a fluorescente em tudo, por achar que iluminava mais! E dessa forma foi criado um “mito” de que todas as lâmpadas de luz quente (amarela) não iluminavam muito bem!

Acontece que a partir dos anos 2000, as luminárias em LED começaram a ganhar espaço e revolucionaram todos os conceitos de iluminação.

A qualidade das lâmpadas melhorou absurdamente, a led com luz quente não esquenta como acontecia com a incandescente e ilumina muito melhor, caindo por terra o mito de que luz quente não ilumina.

Aliás, falando em luz quente, antes de dar sequência, vamos entender melhor o seguinte conceito:

LUZ QUENTE: Lâmpadas de tonalidade amarela

LUZ NEUTRA: Lâmpadas com tonalidade amarela bem claro, quase migrando pra branco, costumamos falar que é um meio termo entre quente e fria

LUZ FRIA: Lâmpadas com luz branca, lembre das fluorescentes que você adorava!

Em projetos residenciais, recomendamos apenas o uso de lâmpadas quentes, em todos os ambientes, no máximo um neutro na cozinha, mas só em últimos casos. O resultado é uma casa muito mais aconchegante, com o mesmo tom de iluminação em todos os ambientes, o que proporciona harmonia e eleva o nível do seu projeto.

E para te ajudar aqui estão algumas das principais razões pelas quais a iluminação é tão importante em casa:

  1. Conforto visual: A iluminação adequada pode ajudar a reduzir a fadiga ocular e criar um ambiente mais confortável e agradável para os moradores.
  2. Funcionalidade: A iluminação correta pode tornar as atividades cotidianas mais fáceis e seguras, como cozinhar, ler ou trabalhar.
  3. Atmosfera: A iluminação pode criar diferentes atmosferas em cada ambiente, como um ambiente acolhedor na sala de estar ou um ambiente relaxante no quarto.
  4. Estética: A iluminação pode realçar a beleza da decoração de interiores e destacar os elementos importantes de cada ambiente.
  5. Economia de energia: A escolha de luminárias e lâmpadas de alta eficiência energética pode ajudar a reduzir os custos de energia elétrica e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

E fazendo jus a frase se Niemayer no começo do post, você pode ter o projeto mais lindo do mundo, se a iluminação estiver ruim, você acabou com todo o projeto. Não é sobre apenas comprar lâmpadas ou achar que são todas iguais, é sobre entender os conceitos e o que faz sentido utilizar em cada ambiente, cada casa é única e a iluminação também vai ser diferente!

Por isso, conte com a gente para te ajudar! Agora me conta, esse post te ajudou?

últimos posts

A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO

Como diria o famoso arquiteto Oscar Niemayer “Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto” A iluminação é um elemento fundamental