A padronização de materiais, sem sombra de dúvidas é a maior orientação que damos aqui no escritório, uma casa que segue padrões é uma casa que preza pela ordem e harmonia, consequentemente você vai ser mais feliz, produtivo e vibrar no bem estar.
A casa deve ser vista como uma unidade, por mais que ela seja composta de vários ambientes, todos eles fazem parte de um todo e esse todo precisa estar alinhado, ter conexão, conversar entre si!
E aqui é onde as pessoas mais pecam, pensar nos ambientes de maneira separada. Por exemplo, vamos imaginar que você está fazendo a sua cozinha, aí escolhe piso, iluminação, revestimento, pedra etc, depois você vai fazer o gourmet e ao invés de você replicar os mesmos materiais da cozinha (ou o mais similar possível), você começa uma nova seleção de materiais, porque trata como se fosse um novo ambiente, um projeto do zero, e assim você vai fazendo com os demais ambientes.
No final, tem uma casa com 15 ambientes, onde a cada porta que você acessa, parece que está numa casa nova, porque não tem conexão, não tem lógica e consequentemente, não tem harmonia! A harmonia está na repetição!
E a harmonia não é medida apenas na escolha dos materiais, é como você, de fato se sente em um espaço com tantas escolhas diferentes. Por isso, nem sempre é perceptível aos olhos, exige muita sensibilidade para perceber.
Muitas vezes, você sabe que algo em casa te incomoda, mas você nem sabe dizer o que exatamente, porque aparentemente está tudo certo, mas não é o que você sente de verdade, muito provavelmente esse incômodo vem justamente da falta de harmonia.
O primeiro passo para mudar e melhorar essa situação é enxergar a casa como uma coisa só, se for casa, isso começa desde a fachada, tudo precisar estar interligado! Analise os seus ambientes e veja se eles estão conectados de alguma forma, há repetição de cor? de textura? de material? ou cada ambiente está de um jeito?
Isso inclusive facilita e muito na hora das escolhas, porque ao invés de você ficar “sofrendo” ou com dúvida em qual material escolher, você vai simplificar essa etapa, então todo o processo vai se tornar mais leve e o resultado no final muito mais satisfatório e coerente!
Fica ligada que no próximo post eu vou te contar de que forma você pode deixar a sua casa mais harmônica!
Já tinha pensado sobre isso? Me conta nos comentários!