COMO ESCOLHER A GELADEIRA IDEAL?

A cozinha é o coração da casa e o eletrodoméstico que é o coração da cozinha, é a geladeira! Por isso a importância de acertar na escolha!

No mercado é possível encontrar diversos tamanhos, modelos, funções, acabamentos, marcas…sendo assim, como escolher?

Pode parecer uma tarefa difícil com tantos detalhes para pensar, mas vou te dar algumas dicas para facilitar essa escolha. Mas antes, vamos conhecer melhor os modelos de geladeira disponíveis no mercado?

1. Duplex

A geladeira duplex é um dos modelos mais convencionais, tem uma porta embaixo para o refrigerador e uma em cima para o congelador. É uma ótima opção para situações em que o freezer seja muito usado, por exemplo. Ou então quando se tem crianças em casa, e se quer que elas alcancem o refrigerador mais facilmente.

2. Inverse

O irmão mais novo do Duplex, o Inverse também tem duas portas, a diferença entre eles é que no Inverse, o freezer fica na porta de baixo. Assim fica bem prático pegar os alimentos mais consumidos.

3. Side by Side

Essa é pra quem tem uma cozinha espaçosa. O refrigerador Side by Side também tem duas portas como o Duplex e o Inverse, só que diferente deles, as portas são lado a lado, de um lado geladeira e do outro freezer. Sua grande vantagem é o freezer bem espaçoso.

Aqui atente-se para sempre prever espaço para abertura das portas, quando a geladeira ficar próximo a parede, o ideal é que tenha um móvel antes, como um despenseiro, por exemplo, para que a porta consiga abrir totalmente.

4. French Door

É o mais moderno e espaçoso. Uma mistura de Inverse com Side by Side, o freezer fica na parte de baixo, na parte de cima, o refrigerador tem duas portas. Ela se destaca pela facilidade de organização e pelo design.

Agora que já entendemos os modelos, vamos as dicas?

1. Tamanho

Em primeiro lugar, o que vai ditar a escolha de um novo refrigerador é o tamanho da família e o seu perfil de consumo. Além, é claro, do espaço disponível na sua casa para o eletrodoméstico. “Você precisa de muito espaço no freezer, de uma gaveta grande para frutas e legumes, de espaço para os frios? Hoje no mercado existem refrigeradores cujo espaço interno pode ser personalizado, mas, cuidado, o tamanho do freezer não dá para mudar depois. Uma boa análise prévia pode poupar tempo, dinheiro e dor de cabeça”.

Quanto às medidas, é preciso levar em conta não apenas o vão de encaixe, mas também o espaço para “respiro” do eletrodoméstico, que é indicado no manual do produto elaborado pelos fabricantes, além de prestar atenção no espaço para abertura das portas.

2. Modelos e funções

Hoje a maioria das geladeiras já tem a função Frost Free, que, por conta do sistema de refrigeração controlado eletronicamente, garante a não formação de gelo nas paredes internas e elimina o degelo. Isso gera ganho de tempo na hora da limpeza.

Os modelos com freezer invertido também invadiram o mercado e caíram no gosto de muitas pessoas, que acreditam que umas das maiores vantagens é a praticidade e o conforto para a abertura da porta do refrigerador, pois permitem que os itens da área mais usada, fiquem na altura dos olhos do usuário. Além de que alguns modelos com tecnologia inverter também garantem menor consumo de energia elétrica, sem reduzir a eficiência de performance.

Eu particularmente prefiro o modelo Duplex, principalmente porque a maioria dos modelos Inverse possuem gavetas e prefiro que seja livre, apenas com uma prateleira no meio, assim sobra mais espaço de armazenamento e facilita a limpeza. E se for de duas portas, a French Door é uma ótima escolha!

Aqui mais uma vez, vai de avaliar modelo a modelo e analisar o que faz sentido para a sua rotina.

3. Acabamento

Na dúvida, sempre padronize os eletrodomésticos, se os outros eletros forem em inox, a geladeira segue o mesmo padrão, se for branco, preto, a mesma coisa.

Nos meus projetos, eu geralmente utilizo ou inox ou branco, que conferem modernidade e elegância aos ambientes. Aqui precisa se atentar ao seguinte, algumas geladeiras brancas possuem elementos de plástico branco que amarelam com o tempo e denunciam a idade do equipamento.

4. Marcas 

Aconselho investir em uma marca com a qual você já tenha tido uma boa experiência. Mas caso você não tenha uma referência, vale pesquisar sobre a satisfação de quem já teve. Outro ponto muito importante a ser avaliado aqui é saber como funciona a assistência técnica, para que você possa ficar tranquilo caso algo ocorrer com a geladeira.

Outra recomendação é, mesmo que você compre uma geladeira pela internet, é importante validar ela em lojas, pessoalmente, para ter uma noção real do espaço e poder ter certeza que ela lhe atende, escolhido e definido aí sim a compra pode ser feita com segurança de que está fazendo um bom negócio.

5. Economia

Muitas pessoas demoram a fazer a troca do refrigerador apesar de o equipamento já ter dados sinais de que precisa ser trocado. E podem estar pagando a diferença na conta de luz. Isso porque o refrigerador é um dos eletrodomésticos que mais demandam energia. Quando ele está mais velho ou já dando problemas pode ser o responsável por uma conta de luz mais alta e muita gente nem desconfia disso. Portanto, um investimento neste tipo de eletrodoméstico pode valer a pena em longo prazo.

Analisando tanta informação, viu como não é tão simples assim escolher uma geladeira?

Me conta, esse post fez sentido pra você? O que mais acrescentaria para facilitar a decisão?

 

últimos posts

A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO

Como diria o famoso arquiteto Oscar Niemayer “Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto” A iluminação é um elemento fundamental