COMPREI APARTAMENTO NA PLANTA | POR ONDE COMEÇAR?

Aí você encontrou aquele imóvel que sempre sonhou, está “feliz da vida” com a realização dessa conquista, porém já ansioso(a), com tudo que está por vir, então você pensa “Ainda preciso me programar para fazer todo o Projeto de Interiores. Como e quando faço tudo isso? Por onde começo?”

Senta e relaxa que eu vou te ajudar nesse processo!

A partir do momento que você compra um imóvel, o seu mundo já não é mais o mesmo, você começa a observar muito mais os lugares, já pensando em como será sua futura casa. Começa a prestar mais atenção na casa dos amigos e familiares, frequentar mais lojas do segmento, consumir mais conteúdo nas redes sociais e é claro, salvar muuuitas inspirações no Pinterest e Instagram!

Beleza Ange, vamos direto ao ponto, por onde eu começo?

Primeiro, controlando a ansiedade e entendendo que você vai passar por um processo, e dependendo de quando o imóvel ficará pronto, esse processo pode levar 2 ,3 , 4, 5 anos…
Então, o ideal é manter-se no foco do que é realmente necessário pra cada momento! Vamos lá?

Assim que você fechar o contrato de compra do imóvel, é natural que você já queira sair a procura de um profissional para o Projeto de Interiores ou então até já começar a comprar algumas coisas. Mas antes de tudo as palavras de ordem são: PLANEJAMENTO E ECONOMIA.

Analise a planta baixa do seu imóvel: Afinal ele ainda não existe fisicamente, então a sua única base por enquanto é ela. Aproveite que você tem o tempo de espera a seu favor e pesquise muito, separe imagens de referência para se inspirar, coloque as suas ideias no papel, visite lojas (de mobiliário, iluminação, decoração, o importante aqui é treinar o olhar e se autoconhecer) e por último defina o que vai ser feito e o quanto pretende investir. Essa fase é a mais importante para te orientar em todo o processo, então detalhe bem tudo que você gostaria que a sua casa tivesse, baseada nas necessidades dos membros da família, até para facilitar a sua comunicação posteriormente com o profissional que você contratar (espero que seja eu!)

Tá Ange, e quando eu te procuro?

Vamos imaginar o seguinte cenário, que você adquiriu um imóvel que vai ser entregue daqui a 4 anos. Consegue imaginar quanta coisa muda na nossa vida em 4 anos?
Poise, muitas! E é por esse motivo que eu não recomendo contratar um Projeto de Interiores com tanta antecedência. Os seus gostos serão outros, as suas necessidades, talvez até a composição familiar!

Partindo disso, temos duas situações:

Se você pretende fazer alterações de planta (layout) do que será entregue pela construtora, o ideal é que o projeto inicie com 2 ANOS DE ANTECEDÊNCIA (antes da entrega das chaves). Assim as mudanças já podem ser realizadas enquanto a obra estiver em andamento junto a construtora e isso vai fazer você economizar em média 20% em mão de obra, já que você aproveita o momento de obra para isso e não precisa refazer depois que o imóvel for entregue.

Agora, se você não pretende fazer alterações, o ideal é que o projeto inicie com 1 ANO DE ANTECEDÊNCIA. Um Projeto de Interiores é composto de várias etapas, então um ano é tempo suficiente para que tudo seja resolvido com calma e sem afobação, fazendo as melhores escolhas e consequentemente os melhores investimentos.

Falando em escolhas, e se no meio do caminho você quiser comprar algumas coisas? Como eletrodomésticos, por exemplo?

Aqui mora o perigo! Sei bem como é, a gente vê um eletro diferenciado, muitas vezes com uma promoção imperdível e já pensa: vou garantir porque depois não vou conseguir encontrar mais por este valor. Um grande erro pensar assim, pois além das lojas fazerem várias promoções durante o ano, ainda existe a tecnologia que está sempre mudando. Então você compra o eletrodoméstico do modelo atual e daqui alguns meses já tem um novo no mercado, sem contar que você pode perder a garantia antes mesmo de chegar a testá-lo.

Outras dúvidas frequentes durante o processo:

DEPOIS DA ENTREGA DAS CHAVES, EM QUANTO TEMPO PODEREI ME MUDAR?

Se você fez tudo certinho e contratou o projeto com antecedência, assim que as chaves forem entregues, todo o projeto já vai estar definido, assim como os orçamentos aprovados e fechados. Então já conseguimos iniciar imediatamente a execução, o tempo vai depender muito do tamanho do imóvel e da proposta do projeto, se for um projeto mais complexo, consequentemente demorará mais tempo para ser executado, mas em média de 3 a 6 meses.

Então recapitulando:

  • Pesquise muito e salve as referências que você mais se identificar;
  • Analise a sua planta baixa e se imagine usando os espaços da maneira mais otimizada possível;
  • Visite lojas de diferentes segmentos para conhecer diferentes fornecedores e ver aquilo que mais te chama atenção;
  • Um ou dois anos antes da entrega das chaves, contrate um profissional que você tenha afinidade e confiança para participar da realização do seu sonho, afinal é um processo longo e que precisa ser gostoso e harmônico para ambos os lados, cliente e profissional. E vale lembrar SEMPRE que ter o auxílio de um profissional te proporcionará uma experiência totalmente otimizada, com ótimas escolhas, custo benefício e planejamento de cada etapa! (os demais benefícios eu deixo para outro artigo).

Pronto! Aí depois de todo esse planejamento, pesquisa e contratação do profissional, você finalmente vai ver seus sonhos se tornarem cada vez mais reais, até o dia em que você receber as chaves, então é hora de manter a calma (mais uma vez! Já viu que a calma faz parte do processo todo né?) e aguardar a execução! Depois é só curtir e desfrutar da sua nova casa!

 

últimos posts

A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO

Como diria o famoso arquiteto Oscar Niemayer “Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto” A iluminação é um elemento fundamental