A Expo Revestir é a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Um verdadeiro playground para nós profissionais da área e claro que eu não poderia deixar de conferir tudo de pertinho. Todas as tendências e novidades do ano são lançadas lá. Já imagina o tanto de coisa linda né?
Entre as tendências que se destacaram, está o uso de cores, o visual natural dos produtos, sustentabilidade e a valorização do design assinado, principalmente o brasileiro. Listei aqui as 5 principais tendências que veremos muito pelos projetos.
1. Tons Terrosos
Desde a pandemia, quando passamos a observar mais a nossa casa, notou-se um aumento muito significado na valorização dos materiais naturais, assim como elementos que remetam a natureza, como plantas, o próprio tom terroso, aumento do uso de peças artesanais, afinal tudo isso traz mais aconchego, significado e afeto para dentro de casa.
Mas falando em materiais, a textura de concreto/cimento queimado tem aparecido nos pisos e revestimentos de forma mais natural e com manchas mais suaves. O cinza industrial deu lugar aos tons terrosos, como cru, terracota e mostarda tanto nos revestimentos de grandes dimensões como nos modelos menores, do tipo metrô e azulejos. O acabamento matte (sem brilho) foi o mais encontrado entre os modelos.
2. Lastras x pequenos formatos
As lastras ou placas de grandes formatos para piso e parede já fazem parte do mostruário das principais marcas de revestimento e têm diminuído a representatividade de opções menores como as de 60 x 60 cm, por exemplo. Se por um lado, as peças maiores são uma ótima opção para cobertura de bancadas, mesas, móveis e, claro, grandes áreas, as marcas também vão apostar nos formatos super pequenos, como os de 10 x 10 cm, ideal para banheiros e cozinhas de apartamentos tipo stúdio.
3. Estamparia
As estampas marcaram forte presença nesta edição do evento graças à evolução da tecnologia empregada na impressão. Dois temas que se mostraram recorrentes nas peças: botânica e estética modernista. O primeiro me pareceu uma forma de trazer o conceito dos jardins verticais para dentro de casa (claro que jamais vai substituir as plantas de verdade) Já o segundo é uma referência ao centenário da semana Modernista de 1922, que abusava de formas simples e geométricas.
4. Automação
Do chuveiro que toca música à torneira acionada por comando de voz: as louças e metais já funcionam de forma inteligente. E assim veremos cada vez mais!
5. Sustentabilidade
Mais durabilidade e, com isso, menos reparo e substituição de peças. Esta é a promessa dos modelos de cuba produzidos em inox da Deca, material super resistente e que pode ser reciclado.
Os modelos de revestimento que trazem os veios e textura de granito e mármore ocuparam espaço considerável nos estandes dos principais fabricantes.